← Voltar a Medicina Interna

Reprodução

A equipa de veterinários do Centro Veterinário Sintra conta com um profissional pronto a atender a problemas reprodutivos e de fertilidade.

Os cães podem apresentar diversos problemas nos seus órgãos genitais, que comprometem não só a sua saúde, mas como também o seu desempenho reprodutivo (problemas testiculares, inflamação, tumores, hérnias, dermatites, alterações na próstata e no pénis).

Podem apresentar também alterações prostáticas e no pénis. Os machos podem manifestar também problemas relativos à fertilidade como dificuldade em atingir ereção ou ejaculação, dificuldade em acasalar e infertilidade.

Em cadelas os sintomas mais comuns de problemas reprodutivos são febre, aumento na ingestão de água, aumento do volume urinário, sangramentos na região genital, lambeduras na região genital e principalmente corrimentos vaginais.

Outras patologias comuns são gravidez psicológica, eclampsia, infertilidade, repetição de cio, cio seco e cio persistente.

O Centro Veterinário Sintra oferece exames para diagnósticos de gestação e pré-natal, e faz acompanhamento de parto, cesariana e assistência neonatal. Também realizamos atendimentos relativos à prevenção e interrupção de gravidez indesejada

 

Biotecnologia – Inseminação artificial

A Biotecnologia da reprodução em cães desenvolveu-se sensivelmente nos últimos anos, seja para auxílio reprodutivo por meio de inseminação artificial em raças com dificuldade de acasalar, como bulldog, basset hound, chow-chow e mastim napolitano, seja em raças cuja agressividade possa dificultar o acasalamento.

Além de inseminação artificial o Centro Veterinário Sintra realiza também acompanhamento do cio para diagnóstico da ovulação. Com um exame ginecológico completo, pode-se determinar o melhor momento para o acasalamento ou para a inseminação.

O acompanhamento adequado do cio e a inseminação artificial oferecem vantagens como determinação do melhor momento para a fecundação, aumentando a possibilidade de ninhadas numerosas, redução da possibilidade da cadela não engravidar e uma previsão de parto mais precisa. No caso da inseminação artificial, é possível também analisar o sémen previamente, podendo-se determinar se o dador de sémen está realmente apto a fecundar a fêmea.