Veterinario Sintra
Seguir @vetsintra

Vacinação para gatos

A nossa recomendação é que o protocolo de vacinação para gatinhos filhos de gatos saudáveis tenha início entre as 6 e as 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção das doenças causadas por vírus da Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia felinas, Chlamydia Psittaci e Leucemia Felina

Como a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa, os gatinhos devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade. Gatos com idade acima de 12 semanas devem receber uma dose de vacina e uma segunda dose, 3 ou 4 semanas depois.

A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal. Por isso, antes de iniciar a vacinação nos gatinhos o animal deve ser avaliado pelo Médico Veterinário.
Esta primeira consulta dá-lhe o direito a avaliação clínica (exame de estado geral) e da primeira dose de vacina, mesmo que não sejam feitos no mesmo dia. O objetivo desse protocolo é ter certeza de vacinarmos somente cães saudáveis, o que irá refletir decisivamente na resposta imunológica vacinal esperada.

Para gatos de origem desconhecida ou animais de rua recomendamos, antes do início da vacinação, um exame de sorologia para as doenças FIV/Felv Felina (Vírus da Imunodeficiência Felina e Leucemia Felina), devido à alta prevalência e gravidade dessas doenças para os felinos.

A partir da primeira dose de vacina o animal deve retornar mensalmente, pelos próximos 2 a 3 meses, para o reforço das vacinas.
Neste período você também receberá todas as informações necessárias sobre maneio e cuidados de medicina preventiva, que serão de extrema importância para a qualidade de vida e a longevidade de seu animal.


Seguir @vetsintra