Veterinario Sintra
Seguir @vetsintra

Fisioterapia Veterinária

A fisioterapia aplicada à Medicina Veterinária é indicada em todas as doenças ortopédicas e neurológicas, bem como no controlo da obesidade e na manutenção da condição física.

Nas doenças ortopédicas a fisioterapia veterinária trabalha o controlo da dor e o aumento da amplitude dos movimentos, melhorando a força e a resistência muscular. Também auxilia na redução do tempo de consolidação óssea de fraturas, cicatrização de feridas e recuperação pós-cirúrgica.

Nas complicações neurológicas ajuda a restabelecer a coordenação motora e o equilíbrio, além da reeducação da locomoção, impedindo assim a evolução da atrofia muscular.

No caso da obesidade a fisioterapia tem muitos benefícios tanto em cães como em gatos na prevenção de diabetes, doenças articulares e cardíacas. Exercícios como a hidroginástica (passadeira aquática) e passadeira seca aumentam em 30% o gasto calórico do animal quando comparado com o passeio com os donos. Associada a uma dieta controlada estes exercícios têm resultados surpreendentes.

Nos animais idosos a fisioterapia melhora a qualidade de vida, aliviando a dor das doenças articulares, mantendo a força muscular e a amplitude de movimentos, melhorando a defecação e a micção, facilitando assim o dia-a-dia do seu animal.
A associação da fisioterapia com a acupuntura potencializa ainda mais seus resultados, e a participação do proprietário também influi para a obtenção de resultados positivos mais rápidos. A avaliação clínica de cada animal é imprescindível antes do agendamento das sessões.

Eletroestimulação
FES: por meio da eletromioestimulação o aparelho promove a contração do músculo. É indicado em casos de paralisia, atrofia muscular, neuropatia ou flacidez.
TENS: aparelho que propicia analgesia e relaxamento muscular utilizando diferentes frequências de onda.

Passadeira
Passadeira Aquática: o animal exercita-se na água, estimulando o tato e a coordenação motora com o mínimo impacto sobre as articulações. Utilizada para melhorar resistência, mobilidade, condicionamento e aumento do consumo de calorias. A temperatura da água, velocidade e inclinação da passadeira são determinadas de acordo com a necessidade específica do animal.
Passadeira Seca: usada para exercícios de fortalecimento muscular, perda de peso, coordenação motora e resistência física.

LASER: terapia usada para aumento do metabolismo local, diminuindo a inflamação e a dor e reduzindo o tempo de consolidação óssea nas fraturas e na cicatrização de feridas.

ULTRASSOM TERAPÊUTICO: usado como analgésico em casos agudos ou crônicos, propiciando aumento de calor profundo adequado a cada caso.

MASSAGEM: realizada manualmente e/ou com auxílio de aparelhos para melhorar o metabolismo, redução de edema, relaxamento, drenagem linfática e alívio da dor.

CINESIOTERAPIA: exercício assistido pelo Veterinário com o auxílio de aparelhos, tábuas de equilíbrio, caneleiras e faixas para reeducar a coordenação e o equilíbrio em animais com doenças neurológicas e/ou ortopédicas.


Seguir @vetsintra